Presidente da INB prevê obter licença do Projeto de Mineração de Santa Quitéria até o final do ano

Presidente da INB prevê obter licença do Projeto de Mineração de Santa Quitéria até o final do ano
Presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Adauto Seixas.

O presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Adauto Seixas, disse que a empresa pode receber o licenciamento ambiental e nuclear para o projeto Santa Quitéria, no Ceará, até o final do ano. Além disso, o dirigente da companhia revelou que está buscando novos negócios para a empresa, de modo a conquistar mais robustez de caixa. As declarações foram dadas nesta semana durante evento de lançamento de um estudo da FGV sobre o setor nuclear, no Rio de Janeiro.

Para lembrar, o projeto de Santa Quitéria é uma parceria da INB com a Galvani – produtora de fertilizantes fosfatados. A ideia das empresas é instalar  um projeto conjunto de mineração para extração de urânio e fosfato, encontrados de forma associada na jazida de Itataia, no município de Santa Quitéria. O fosfato ficará com a Galvani, que irá utilizá-lo na fabricação de fertilizantes e de alimentação animal, enquanto o urânio será entregue à INB para produção do concentrado de urânio.

Sobre a situação financeira da empresa, Seixas disse que nos seis primeiros meses de gestão, promoveu um choque de gestão e conseguiu reduzir o comprometimento do orçamento da INB de 97% para 85,7%. “Além disso, estamos procurando novos negócios para a empresa, porque hoje nós dependemos 95% da Eletronuclear”, detalhou.

Por Fábio Alves via https://petronoticias.com.br/